• "Um blog do cacete!" - Folha de São Paulo

  • "A resolução que recomendo para a leitura deste blog é 1024 x 768." - Stevie Wonder
  • Powered by Blogger

    sábado, dezembro 24

    Um bom Natal para ti e para os teus

    Por alturas do Natal, acontece um fenómeno que me põe lágrimas nos olhos. Para mim, ninguém enaltece mais o espírito natalício do que os comerciantes. Chegado o Natal, estes senhores decoram o seu estabelecimento com notas de vários valores, coladas com fita-cola à árvore de Natal ou a um simples fio esticado no alto das prateleiras atrás do balcão. Com isto, mais não fazem do que admitir humildemente que o Natal já não é o que era, tendo-se tornado num feriado capitalista, problemática que todos conhecemos mas não admitimos que é impossível lutar contra ela. Ao pendurarem uma singela nota de 5 euros no seu estabelecimento, os comerciantes estão no fundo a transmitir uma mensagem de conformismo acolhedor e paz interior. Quando estamos num café e olhamos interrogativamente para uma árvore carregada de papel-moeda, quase ouvimos o dono dizer, em jeito de justificação

    Não gosto particularmente, mas não sou eu que faço as regras. Sei que a tradição natalícia está adulterada; devia ser um feriado de amor e família e ajuda aos mais necessitados, mas como agora é um feriado capitalista, olhem só o dinheiro que ganhámos hoje.

    enquanto penduram uma nota de dois antigos merréis na árvore e expulsam um pedinte que entretanto entrou no estabelecimento para se abrigar do frio.

    Comentários a "Um bom Natal para ti e para os teus"

     

    Blogger muska disse ... (2:15 da tarde) : 

    É, talvez o Natal esteja adulterado... Mas é uma boa desculpa para nos lembrarmos dos amigos, para estarmos com a família (tenho sorte nesse aspecto...) e para darmos e recebermos miminhos.
    Não podia deixar de passar a desejar um FELIZ NATAL! :)
    ***

     

    Blogger Raquel Úria disse ... (2:40 da tarde) : 

    É, é capaz de ser lixado! Nunca vi notas penduradas em lado nenhum mas se calhar é uma cena muito frequente e marada. Eu sou meio marciana, o meu Natal é o máximo. Beijinhos e bom ano novo!

     

    Comentar