• "Um blog do cacete!" - Folha de São Paulo

  • "A resolução que recomendo para a leitura deste blog é 1024 x 768." - Stevie Wonder
  • Powered by Blogger

    quinta-feira, dezembro 15

    A terceira idade segundo uma óptica politicamente incorrecta.

    Agora veio-me aos lábios um daqueles sorrisos maravilhosamente tranquilizadores após um momento de tensão.
    Estava agora para aqui a pensar com os meus botões e reparei numa coisa. Dizem que devemos respeitar os idosos. Respect your elders, não é assim? Se procurarmos uma justificação para este valor moral, encontramos várias: os velhotes trabalharam a vida toda, são fracos, já estão com os pés para a cova, e todas essas coisas que eu também vou fazer quando lá chegar, só com a diferença de que eu vou ser um velho muito moderno porque já tenho telemóvel e sei chafurdar na net.
    Ora, posto isto, questiono os meus ociosos e calões leitores mais jovens o seguinte: quantos de vocês não passaram já por situações em que um adulto abusou da posição de superioridade que se encontrava em relação a vocês? É que eu já tive várias, sobretudo com professores, e mais recentemente com orientadores e formadores e pessoas de várias walks of life, mas todos com a característica comum de serem arrogantes porque Eu já nasci há muito tempo por isso tenho mais experiência de vida, o que se virmos bem é ridículo, uma vez que os tempos mudam de uma geração para a outra, e Se a tua experiência a mais é já teres entrado na menopausa então ó amiga faça favor, mas vá-se lá explicar isto a alguém que só por nos ir dar o 10 de que tanto precisamos ou aquela cunha fabulosa já julga que sabe tudo. Mas hoje passei por uma situação dessas.
    Ora, pensei eu há bocado, quando eu tiver a idade que eles têm agora, portanto, com o "poder" na mão, esta gente que agora me faz a vida negra vai estar velha. Foi aí que sorri. Porque se as pessoas querem ser respeitadas na velhice a coisa lógica a fazer é respeitar quem é novo agora. Lá diz o ditado índio

    We do not inherit the earth from our ancestors; we earn it from our children.

    e eu concordo plenamente, porque nestas coisas da vida e da natureza os índios sabiam umas coisas, apesar de no resto serem uns zeros à esquerda porque um povo que usa mocassins nunca pode ir muito longe, como também acontece com os sapatos de vela e os betos.
    É que, daqui a uns anos, quando um velhinho se virar para mim e me pedir para lhe ceder o lugar do autocarro enquanto se queixa da reforma e das dores nas cruzes, eu - com a memória em situações como a de hoje -, vou dizer

    Azar o teu, amigo, isso é mas é castigo por teres sido um imbecil. Quando eras mais novo desprezavas os putos, agora queres caridade deles? Vai mamar nos velhos agora, anda! Entretanto vais em pé que te fodes!

    e sorrir - como estou a fazer agora só de imaginar isto - ao ver o merdas do velho a estrebuchar vermelho de indignação.

    Comentários a "A terceira idade segundo uma óptica politicamente incorrecta."

     

    Blogger Raquel Úria disse ... (2:45 da tarde) : 

    Mas que grande momento de introspecção e pensamento estratégico a longo prazo. Um sinhor, carago!

     

    Comentar