• "Um blog do cacete!" - Folha de São Paulo

  • "A resolução que recomendo para a leitura deste blog é 1024 x 768." - Stevie Wonder
  • Powered by Blogger

    quinta-feira, novembro 18

    Re-tardamento

    Estou longe de querer encetar uma discussão acerca da qualidade da música portuguesa. Uns gostam, outros não, mas aqueles que não gostam, mesmo não sabendo, têm um poderoso argumento a seu favor. Falo, claro está, da Re-Tratamento dos Da Weasel. Não da música em si: há quem vibre com o free jazz mais desconexo ou com a guitarrada mais dark, por isso acho que é perfeitamente possível haver gente que goste deste som. Mas a letra e o vídeo, bom, isso são outros quinhentos. Serei subjectivo na minha análise desta questão, o que não será problema nenhum uma vez que desta forma é respeitado em pleno o funcionamento da escola portuguesa de jornalismo.
    Vejamos:

    "Vou levar-te para casa, tomar conta de ti
    Dar-te um bom banho, vestir-te um pijama"

    Começamos por verificar que Pacman se apaixonou por uma mendiga. Isto promete. Adiante.

    "Fazer-te uma papinha, meter-te na caminha
    Ler-te uma historinha e deixar-te bem calminha"

    Consta que Pacman queria escrever "E dar-te com o meu pilão", mas não rimava. Quando o produtor o informou que "pilinha" já rimava, Pacman tornou-se agressivo e perguntou "O que queres dizer com isso?" com um ar muito nervoso e irritado.

    "Faz-me rir e eu prometo que não te faço chorar
    Trata bem de mim e eu bem de ti vou tratar"

    Odeio este tipo de rimas. Se não sabes rimar, então não te ponhas a músicas cantar, dasse!

    "Podes usar e abusar, tipo brinquedo favorito
    Mas tem cuidado por favor, não o deixes partido"

    O teu parte? O meu só dobra. Siga para bingo, agora vem a cereja no topo do bolo:

    "Senta-te aqui vou cantar-te um som
    Doce como tu, como um bombom"

    Fantástico. Poético. É fácil encontrar mais alvos fáceis ao longo da música (procurem que encontram), mas entretanto lembrei-me do vídeo e a irrigação sanguínea do meu cérebro parou. A visão daqueles dois a jogar xadrez como um boi olha para um palácio deixou-me em estado de choque, por isso vou ter que parar de escrever.

    Desculpem-me. É que me sinto ultrajado por estes gajos terem ganho o Best Portuguese Act da MTV.

    Comentários a "Re-tardamento"

     

    Blogger muska disse ... (10:15 da tarde) : 

    :) A música é fixe!!! Tenho que concordar com o "Surfista", algumas coisas não podemos dissecar!
    Quando li o título do post lembrei-me da música dos Black Eyed Peas (n sei se é assim), que toda a gente canta como passa na MTV, mas cujo nome parece ser, afinal, Let's Get RETARDED... Enfim! Há que ser um pouco mais eclético nos gostos musicais! ;)

     

    Blogger Zoo disse ... (12:08 da manhã) : 

    Pronto, já começa... Mas ainda bem, any fuss is better than no fuss.

     

    Blogger 4 Ases disse ... (3:42 da manhã) : 

    Páh só tenho uma palavra que descreva este post, PERFEITO, aliás tenho outra, GENIAL. Por acaso até gosto da sonoridade da música. Mas a letra é realmente um pouco pobre.

    Só tenho mais uma coisa a dizer, obrigado Muska por seres a unica pessoa que reparou o mesmo que eu já tinha reparado. Porque é que toda a gente insiste no RESTARTED? Será que ninguém reparou na letra da musica? "(...)just get into it, get stupid, get retarded, get retarded, get retarded(...)". Ainda por cima trata-se de uma música altamente repetitiva, isto é: ELES NÃO DIZEM ASSIM TÃO POUCAS VEZES RETARDED...
    (mais, quando o video-clip passa, obviamente, aparece o título da musica. É SÓ LER!!!)

     

    Anonymous Anónimo disse ... (8:48 da tarde) : 

    Eu cá para mim ... concordo com o facto de que certas (e este certas inclui muitas) músicas não devem ser dissecadas, por várias razões ... às vezes são tão pessoais que ninguém percebe. Mas gostei do post ... às vezes faz bem ver as coisas de perspectivas diferentes, e aqui está uma delas ...

    Em relação a "Let's Get Retarded" ... Há duas versões dessa música, como acontece em muitas outras ... Já vi com os dois nomes e já as ouvi ... realmente há diferença ... Uma diz "lets get it started" e a outra diz "lets get retarded" ... acho que aqui a "máquina da censura" da MTV teve influência ...

    "It's just my point of view" ...

     

    Blogger Zoo disse ... (3:38 da manhã) : 

    Mas quem é que falou nos Black Eyed Peas? Era Da Weasel! E sim, a música é uma merda! Take it from me, i know things.

     

    Blogger Zé Leonel disse ... (4:46 da tarde) : 

    As letras das músicas não têm de ser poemas, Zoo, tematizam-nas apenas. As letras dos "Da Weasel" nunca foram grande coisa mas conseguem transmitir o que querem transmitir. Claro que escrever sobre amor imediato já transporta em si uma carga foleira, acho que se a temática fosse outra não repararias tanto.
    Musicalmente os "Da Weasel" são bons, dentro do género.

     

    Comentar