• "Um blog do cacete!" - Folha de São Paulo

  • "A resolução que recomendo para a leitura deste blog é 1024 x 768." - Stevie Wonder
  • Powered by Blogger

    segunda-feira, agosto 15

    Isto é tudo muito bonito mas há já algum tempo que não sei o que isso é.

    Quando surgiram as notas e moedas de Euro, a minha maior preocupação não foi acerca das vigarices a que poderia ser vulnerável, nem sobre a dificuldade de fazer o câmbio mentalmente aquando de uma compra, nem tampouco relativamente à dificuldade que certas pessoas da minha família teriam, por serem idosas, em se habituar à nova moeda. Não, a minha principal preocupação foi encontrar um substituto para o pau. O pau acompanhou-me desde a mais tenra infância, substituindo simpaticamente o escudo frio e bélico pelo pau bonacheirão e amigo. Os paus reduziam o dinheiro àquilo que na realidade é: uma ninharia. O dinheiro é desprezível, fonte de problemas e dores de cabeça, despoleta interesses e lutas, impede-nos de gozar a vida porque precisamos dele para sobreviver e impede-nos de gozar a morte em paz porque os nossos herdeiros nos estão a vasculhar os bolsos e a disputar a herança. O austero escudo estava em sintonia com isto tudo. Já o pau tornava qualquer quantia monetária insignificante e desprezável, o que faz ainda mais sentido se nos recordarmos que só se falava em paus se se estivesse a falar de montantes pequenos.
    A título de exemplo: eu ainda me lembro de quando um café custava 50 paus, de quando uma maquinada custava 50 ou 100 paus e de quando se punha 500 paus de gasosa na mota e dava para uma semana.
    Ora, como o pau iria desaparecer com a entrada do euro, bem como tudo o que ele representava, já se percebe a minha preocupação. As dúvidas começaram a surgir-me: será que se chamarão paus aos cêntimos? Ou será aos euros? Será que se conseguirá arranjar um substituto credível para o pau? Ao fim de uns anos de convivência com a nova moeda, fico feliz em anunciar algumas das alcunhas para o euro que, não estando obviamente à altura do brilhante pau, traduzem imaginação e vontade de trabalhar no sentido de pôr o dinheiro no lugar dele*. Temos então os seguintes sinónimos de “euros”:

    eurémios
    euricos
    érios
    heróis
    ouros
    oiros
    oreos
    érimos
    aurélios.

    A necessidade é, efectivamente, a mãe da invenção.

    * No meu bolso. (Sim, isto é tudo tanga: eu falo, falo, mas quem me cá dera muito mais dinheirinho.)

    Comentários a "Isto é tudo muito bonito mas há já algum tempo que não sei o que isso é."

     

    Anonymous Anónimo disse ... (3:32 da manhã) : 

    Emprestas-me 10 oiros?abraço

     

    Blogger muska disse ... (12:25 da manhã) : 

    eu cá gostava de 80 oreos para um café, se faxabor! ;)
    ***

     

    Blogger Raquel Úria disse ... (7:15 da tarde) : 

    Este post está ouro sobre azul. Do melhorzinho que se tem lido por aí nos últimos tempos.

     

    Blogger sergei disse ... (10:42 da manhã) : 

    Euro=Obikwelu; Cêntimo=Rui Silva.
    Este sistema monetário vigorou durante algum tempo em certos grupos. É certo que não pegou mas foi um singela homenagem a dois medalhados portugueses nos JO de Atenas.

     

    Anonymous Anónimo disse ... (7:53 da tarde) : 

    É, é. No teu bolso. No teu bolso tu querias é muitos paus, essa é que essa!

     

    Comentar