• "Um blog do cacete!" - Folha de São Paulo

  • "A resolução que recomendo para a leitura deste blog é 1024 x 768." - Stevie Wonder
  • Powered by Blogger

    quarta-feira, fevereiro 8

    "Mãos atadas"

    Entrei nos Académicos. Os Académicos existem num edifício novo e feio, que parece ter saído do capricho despreocupado de algum arquitecto que obviamente não tem que passar tempo nenhum no seu interior. Entrei pela porta estreita, subi as escadas, pensei

    Já estou atrasado

    e corri para a secção de atendimento aos estudantes. A grande porta de vidro ostentava um papel que informava os precoces como eu que o horário de atendimento, entre outras características temporais de funcionamento, tinha início às 10:15. Eram 09:40. Olhei através do vidro, vi uma senhora sentada a uma mesa com um computador, pensei

    Deve estar à espera de começar o horário, ainda tenho sorte

    e entrei. Abordei a senhora, que estava debruçada sobre o seu telemóvel, ainda de casaco vestido e carteira na mão, numa posição de quem ainda não se pôs confortável para enfrentar um dia de serviço administrativo

    Peço desculpa por incomodar, sei que ainda não estão em funcionamento

    e perguntei se era possível emitir um comprovativo da minha matrícula, porque

    Era para entregar no trabalho para ter dispensa e poder fazer um exame de 6ª feira, eu entro às 10 e não posso cá vir mais tarde. É a única cadeira que me falta para acabar o curso e só ontem soube que ia ter que repetir o exame, pode ajudar-me?

    A senhora deixa de dedilhar o telemóvel para olhar para mim com um ar triste, como se o desvelo que tanto pretendia desembainhar estivesse a ser impedido por uma força maior, e diz-me isto:

    Não posso, desculpe... Só entro ao serviço às 10:15.

    Não percebi esta resposta e só quando olhei para o écrã do seu computador, no qual o Windows exibia um fundo azul com uma pequena janela

    Press Ctrl+Alt+Del to log on

    e prometia uma resolução rápida do meu problema, é que me lembrei de que estava em Portugal. Era só carregar nas 3 teclas e fazer uma pesquisa rápida. Ainda utilizei uma retórica débil com a senhora dos Académicos, mas as frases do género

    Não posso fazer nada

    conduziram-me para fora da sala. O olhar triste da senhora veio atrás de mim. Um acto simples da senhora ter-me-ia ajudado imenso. No entanto, compreendo a sua atitude. É que, quando cheguei a casa, tentei fazer Ctrl+Alt+Del no computador enquanto escrevia uma SMS no telemóvel e concluí que é bem mais difícil do que parece.

    Comentários a ""Mãos atadas""

     

    Anonymous Anónimo disse ... (1:09 da manhã) : 

    acima de tudo o mais importante é já saberes que não vai ser preciso repetir o exame :) isso que tu passaste todos passamos, e o mais engraçado é que essa senhora qualquer dia vai precisar de ir a uma repartição de finanças e é bem capaz de ficar chocada por chegar 5min atrasada e já não ser atendida. há uns dias, depois de ter feito um exame fui a correr pro porto para levantar o meu visto. O porteiro do consulado não me deixou entrar porque ja passavam 5min da hora. Depois de ter telefonado lá para dentro (foi a primeira vez na vida que telefonei para um telefone e o ouvia tocar!), o funcionário disse-me que eu era como os outros e não merecia "tratamento especial" para ser atendido depois da hora (atenção que levantar um visto demora uns 20seg). De facto ele tinha razão e eu no meio disto tudo só me posso queixar da minha ingenuidade por acreditar que hoje em dia alguem seja capaz de mostrar um pouco de boa vontade com um desconhecido...

     

    Comentar